domingo, 18 de setembro de 2011

To live is to (re)discover.

Quantas vezes a gente tem que errar pra aprender? É uma excelente pergunta. A cada dia a vida nos traz uma nova surpresa; algumas boas e outras nem tanto. Umas extremamente relevantes, outras, não. Mas o que realmente importa é a maneira que lidamos com essa caixinha de surpresas chamada vida.

Suponho que um dos maiores problemas é o fato de outras pessoas (que mal sabem quem você é) terem a audácia de julgar, estipular rótulos e falar a respeito de coisa que ainda ou nunca vão conhecer. No mundo em que vivemos a aparência dita se você vale a pena ou não. Há exceções, claro, mas a maior parte das pessoas – mesmo que neguem – julga os outros superficialmente.

Dupla falta. Não podemos julgar outra pessoa e muito menos nos utilizando apenas do “achismo”. E é isso que acontece quando tomamos conclusões apenas por aquilo que se pode enxergar. Em que resulta? Ao tentar dar conta da vida dos outros, acabamos nos esquecendo de olhar pra nossa. Olhar não. Enxergar. E não só enxergar com os olhos, mas com o coração. Ok, pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade.

A gente reclama demais da vida e acaba não percebendo as inúmeras chances que ela nos oferece de ser cada vez mais feliz. Cabe a nós aproveitar e saber viver. Tudo bem se as coisas não saíram como a gente esperava. A vida sempre sabe o que faz. Mas devo lembrá-los daquele ditado “quem não arrisca não petisca”. É. Viver é verbo, e verbo significa ação. Não adianta ficar parado esperando que tudo o que você deseja pro seu futuro aconteça. Tem mais é que ir em busca.

Arriscar é como mergulhar numa água muito gelada. No começo ficamos receosos, depois criamos coragem e molhamos a pontinha do dedão do pé, depois mais um e daí (não importa quanto tempo isso leve) quando vemos já estamos dentro d’água, totalmente imersos e acostumados com aquela temperatura e não queremos mais sair.

Arrisque-se. Descubra quem você realmente é. Só assim se sentirá livre pra viver e ser pleno(a). Deixe que digam, que pensem, que falem. Baste-se, mas não esqueça que você precisa do mundo e vice-versa. Não é fácil e sem tentar se torna praticamente impossível. Sigam as palavras da sábia Zíbia Gasparetto: “Não ceda à descrença. Acredite no próprio poder. Você está onde se põe. Observe que quem acredita que pode, tem sucesso. Experimente e verá.”.



That’s all.

Nenhum comentário:

Postar um comentário